Motivações

Religiosidade

Há uma canção que diz: “É caminhando que se faz o caminho”.

Na vida do povo de Deus, o colocar-se a caminho sempre esteve presente como sinal de um Deus que nos estende a mão, nos mostra a direção e nos convida a caminhar com Ele, sempre em busca da libertação da vida.

Peregrinar não é apenas percorrer um caminho geográfico, mas é, acima de tudo, um peregrinar no próprio interior.

É uma grande viagem que fazemos ao nosso coração, que nos possibilita ter um maior conhecimento de nós mesmos e também redescobrir o significado da fé em nossa história de vida. Assim, entendemos que a importância do peregrinar está na dimensão da renovação espiritual e também em aprender a dar valor às coisas que realmente são importantes na vida.

Toda peregrinação nos leva para um mergulho em nosso coração, onde encontramos o Deus que nos habita e que revela o verdadeiro valor da vida.

Peregrinamos por causa da fé e peregrinamos para alimentar nossa fé. Por isso, toda peregrinação tem por objetivo nos levar a dar mais valor às coisas de Deus e a permitir que Deus volte a estar no centro de nossa vida.

Texto: Padre Luiz Camilo Júnior

Pontos de Interesse (religiosos):

  • Matriz Santo Estevão – Ituporanga/SC

  • Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor – Ituporanga/SC

  • Capela Senhor Bom Jesus – Comunidade Rio das Pacas – Vidal Ramos/SC

  • Capela Nossa Senhora de Lourdes – Comunidade Santa Luiza – Vidal Ramos/SC

  • Capela Santa Luzia – Comunidade Santa Luiza – Vidal Ramos/SC

  • Paróquia São Sebastião – Vidal Ramos/SC

  • Capela São Francisco Xavier – Comunidade de Conquista – Nova Trento/SC

  • Capela de São Paulo Apóstolo – Distrito de Aguti – Nova Trento/SC

  • Capela São Sebastião – Distrito de Aguti – Nova Trento/SC

  • Capela São Mártires das Missões – Nova Trento/SC

  • Santuário Santa Paulina – Nova Trento/SC

Autoconhecimento

A procura do sagrado como instrumento que possibilite a busca do autoconhecimento.

Caminhar e refletir, caminhar e observar, caminhar e escutar uma voz que não ouvimos no dia a dia.

Pode ser um processo doloroso, mas assim como na motivação religiosa, peregrinar, percorrer longas distâncias para que essa voz interior ganhe espaço e que as mudanças possam vir de dentro para fora, de fora para dentro e com influência do meio.

Não só pelos aspectos religiosos que muitas vezes se fundem com os de autoconhecimento, conhecer-se através dessa experiência pode elevar o ser humano, transformando-o em alguém melhor.

Turismo

Conhecer culturas diferentes, lugares que proporcionem uma vida simples e de raiz, valorizar os hábitos e costumes do interior, conhecer um pouco da Regionalidade do interior Catarinense, são algumas das características que ficam evidentes ao fazer da peregrinação no Caminho do Louvor uma viagem turística.

Paisagens, culinária, artesanato, passeios, curiosidades, cultura agrícola, hospitalidade e simplicidade são alguns dos aspectos que o peregrino- turista poderá encontrar ao peregrinar pelo caminho com essa motivação.

Diversidade paisagística e cultural das pequenas cidades por onde o Caminho passa representam a riqueza de nossa terra ainda preservada de forma singela, e que se apresentam através do Patrimônio Arquitetônico singular, através da vista abundante do Parque Nacional da Serra do Itajaí, da produção artesanal de produtos alimentícios típicos ou através de uma festa linda onde toda a comunidade se envolve e tem orgulho de se apresentar.

Esporte

A palavra para definir o esporte é superação. Todo atleta, desde o mais amador até o profissional de alto desempenho, precisa superar-se diariamente para manter a fé, o foco e o treino. A fé consiste em acreditar que todo o esforço vai gerar um resultado ainda não obtido, em acreditar que se é capaz; o foco é a obstinação, a firme confiança de que uma vez escolhido o caminho a ser seguido, não se deve desistir; e o treino é o método pelo qual o atleta trilha o longo caminho para a superação individual.

Sim, porque antes de superar qualquer rival o eterno objetivo do esporte sempre será a própria superação. Todo atleta sabe quais são os segundos a mais que lhe farão toda a diferença no final. Todo atleta sabe como é extremamente doloroso superar os seus próprios limites. O trabalho mais difícil sempre será aquele executado sobre si mesmo. Alcançar os seus objetivos é uma grande benção relacionada diretamente com o tamanho da sua força de vontade. Pois não existe na face da terra, com exceção de Deus, que é onipotente, uma força mais poderosa e avassaladora do que a vontade humana. A vontade de fazer, de ser e de vencer.

Agora, por dois motivos, é indispensável colocar Deus nessa receita para a vitória: primeiro porque uma quantidade incontável de atletas de excelência profissional atribui a fé no altíssimo suas próprias vitórias; segundo porque, logicamente, todo bom esportista deve se espelhar no exemplo dos melhores; A sua fé, ou a falta dela, não tem o poder para interferir na existência do criador, no sentido oposto quem acredita na providência divina sempre terá uma fonte infinita e extremamente eficaz de motivação.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo

Caminham Conosco

Chamar no WhatsApp